quarta-feira, março 03, 2010

Individualidade

 
Olá!
Hoje vou falar um pouco sobre a Individualidade.

Não é fácil ser você mesmo e pensar por si próprio. Definitivamente quem tenta ser diferente está sujeito a muitas coisas, no mínimo perturbadoras; diante da sociedade, dos colegas e da própria família. Pense um pouco no quanto isso tem feito você ficar preso e estático diante de situações simples e cotidianas.
Modelos moralistas e ridículos nos cercam e tentam nos modificar conforme sua vontade. Somos moldados desde muito cedo, tornando-nos pessoas mais vazias conforme o tempo passa, levando consigo algo que é primordial a qualquer forma de vida na terra: Individualidade.

Somos feitos para sermos únicos. Ora, a composição química de cada gota de chuva, desde que o mundo é mundo, sempre foi diferente das demais. Somos "igualmente diferentes" em todas as coisas!
Seguir um caminho que não é seu, te transforma em um ser desprezível.
Pense por si mesmo em cada segundo do seu dia, tentando tirar da cabeça as opiniões da sociedade. Não sinta vergonha do que você é: não sinta vergonha de como você fala; não sinta vergonha das coisas que você adora; não reprima suas emoções e seus desejos. A vergonha sempre acompanha o alguém que não é você, pois é uma ideia que depende sempre do 'Outro'.
Lembre-se até que muitas das coisas que você considera "errado" em você, são traços da sua própria personalidade. E o que é mais importante: Dê valor aos seus objetivos, se lixando para a opinião de qualquer outro que venha tentando fazer você pensar diferente.
Os méritos para aqueles que procuraram se distinguir da grande massa dominadora e nojenta, é muito precioso. Uma das "recompensas" é se sentir realizado em tudo; saboreando o valor de ser você mesmo. E isso não tem preço. Lembre-se, por exemplo, das vezes que você estava envolto de amigos, e que ali se permitia expressar seus gostos, seu jeito, e sua individualidade. É maravilhoso, certo? Recorde-se agora dos momentos em que você foi tratado como "só mais um" ou como "um qualquer", não podendo expressar sequer a sua presença... Terrível, não é mesmo?
Claro, ser único é sempre fantástico; e mais do que tudo depende da sua coragem. A mudança depende da ousadia.
Por fim você sairá ganhando. E isso é uma certeza.
Recorde-se das grandes personagens da história...De Jesus a John Lennon; de Joana d'Arc a Madonna; de Leonardo da Vinci a Raul Seixas...Todos eles foram diferentes e são lembrados até hoje, porque são únicos. Perceba, também, que até mesmo no seu redor, seja na escola, no trabalho ou nas festas - aqueles que são mais admirados são aqueles que conseguem se servir de uma boa dose de individualidade diariamente.

Hoje mesmo, tente. Se vista, se cuide e se encha de si ao máximo, tentando fazer isso para você como se fosse um presente. Fale algo que sempre quis falar. Discorde do que não estiver de acordo com seus gostos. Expresse seus sentimentos sem medo. Mergulhe de cabeça no que acredita.
Tenha a plena certeza de que quando estamos bem com nossa individualidade, o Universo todo conspira ao nosso favor; e muitas das pessoas que te enchiam de modelos e conceitos babacas, começam a te respeitar mais. Somos melhores ouvidos e ganhamos mais credibilidade. Também existirão os covardes e medrosos que te detestarão e te invejarão. Quanto a esses você não deve dar importância. Eles são o termômetro que medem a sua força, individualidade e poder. (Muaha!ha!ha!ha!)

É...O simples fato de encarar e abraçar nosso próprio Eu é visto como errado. Mas não é de fato. Pense nisso!

Uma semana única a vocês, senhoritas!

Carlos M.
_______________________

 

2 comentários:

Potencia feminina disse...

Eu acho q é mais facil ser individualista do q ser solidário..

Bianca Felizarda disse...

Carlos, concordo plenamente com você e também tenho a plena certeza de que quando estamos bem com o nosso eu, o universo conspira ao nosso favor.
Infelismente muitas pessoas não conseguem se livrar das amarras impostas pela sociedade, Carlos; muitas são, como diz o teu (ótimo) texto, vazias. Não têm valores, não sabem no que acreditar, não sabem no que apostar, sequer sabem seus objetivos.
Com relação à útlima frase que escrevestes, acho que as pessoas o vêem como errado, pois confundem individualidade com individualismo (egoísmo). De fato, o ser humano precisa se conhecer mais, ter mais contato com a sua essência (para isso precisamos nos "encarar e abraçar"). Sem isso fica difícil até se expor para essa sociedade neurótica e subversiva em que vivemos.
Espero que o máximo de pessoas possível tenha acesso a este texto. Que é simples, direto e realista.
Parabéns, ótimo final de semana.

Postar um comentário